top of page
Buscar
  • Foto do escritorengricardotolin

A Influência do Clima no Rendimento Corporativo

Atualizado: 29 de ago. de 2018

Sabemos que a alteração climática no planeta impacta diretamente no cotidiano de todos os seres vivos habitantes da Terra. Não seria diferente com nós, seres humanos, que mesmo sendo um dos principais responsáveis por essas mudanças, seguimos com nossas vidas e nos adaptamos, na medida do possível, as surpresas térmicas diárias.

As variações térmicas em grandes cidades podem ser de até 15 °C em estações como o outono e inverno. Os efeitos dessa variação são apresentadas como fadiga, stress, irritações e problemas respiratórios.

"Temperatura sobe rápido em São Paulo" (fonte: Climatempo em 29/08/2018)

Os termômetros variam rapidamente em países tropicais porém, essa variação mais incisiva dos últimos anos vem sendo causa de diversos estudos no comportamento humano principalmente quando relacionado ao ambiente de trabalho. Nos dias de hoje, as condições ambientais naturais características de cada região podem ser modificadas por diversos fatores, dentre eles, pelas configurações físicas de cada local, por suas atividades produtivas que nela se realizam e pelas características dos meios de trabalho existentes na área. Dessa forma, é necessário criar um ambiente de trabalho que, de acordo com as condições presentes, seja favorável à saúde dos trabalhadores.


Para alcançar esse intercâmbio térmico entre o trabalhador e o ambiente na qual se desenvolve a atividade, é necessário estudos técnicos bem elaborados que passam pela psicrometria até a termodinâmica, direcionada principalmente à formatação dos locais de trabalho. Os efeitos adversos provocados no organismo humano, ao serem submetidos a ambientes de trabalho com altas variações de temperaturas, têm sido amplamente discutidos com o objetivo de minimizar ao máximo os efeitos nocivos. Existem diversos dispositivos para a equalização da temperatura porém o maior agente causador de discussões são os aparelhos de ar condicionado.


O "meio termo"

Usando como experiência minha atividade de prestador de serviços na linha de climatização, venho avaliando discretamente e atenciosamente as reclamações direcionadas a temperatura adequada dos meus clientes. Mesmo com as configurações dentro das normas, o índice de descontentamento é grande. Esse misto de amor e ódio com o ar condicionado vai de encontro ao artigo publicado pela Career Builder que destaca as discussões e ações tomadas nos escritórios americanos quanto ao conforto térmico individual. É notório que cada ser humano tem um set point climático pessoal e isso dificilmente gerará um bem estar comum a todos os ocupantes do ambiente porém, chegar ao "meio termo" é o desafio dos responsáveis pela temperatura do local. Um estudo realizado pela universidade de Cornell faz indicações de rendimento quanto a variação climática de um escritório, funcionários argumentam a queda da produtividade em determinadas temperaturas.


O que deve ser tomado em atenção, é o posicionamento das unidades evaporadoras pois, a vazão do ar direcionada ao funcionário com distâncias mínimas pode causar danos a saúde, mesmo tomando precauções. O ideal é que o sistema de climatização de cada empresa tenha um profissional ou empresa capacitada a oferecer as melhores condições de conforto térmico. Ar condicionado é necessário, conhecer é importante e cuidar é fundamental.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page